Onilda Alfredo
O sistema de gerenciamento de documentos corresponde ao software ou conjunto de softwares que são destinados ao controle de atividades relacionadas à biblioteca, que envolvem diversas atividades como, por exemplo, a manutenção do registro de seu acervo e o conhecimento da localização e das condições deste acervo. A extensão da informatização de uma biblioteca, nesse sentido, varia de acordo com suas características específicas e, muitas vezes, com os recursos disponíveis, pois alguns sistemas incorporam todas as opções mais recentes disponíveis no mercado, outros possuem sistemas satisfatórios, mas que não possui toda tecnologia e os programas mais modernos.
O uso do computador nasatividades bibliotecárias vem se tornando, sem dúvida, cada vez mais comum, pois a sua utilização como sistema de gerenciamento de documentos, possibilita um maior controle sobre o acervo e sua atualização. Além disso, o gerenciador eletrônico de documentos pode permitir que a recuperação da informação seja mais rápida e precisa, através da rápida e precisa localização do documento. No mercado existem vários softwares voltados a este gerenciamento, entretanto, uma parcela destes tem se mostrada insatisfatória às finalidades a que se propõem. Questiona-se, portanto, até que ponto estes sofisticados softwares são eficazes na recuperação da informação, que se encontra intimamente relacionada ao planejamento e à construção de índices.
Assim, dentre as várias atividades atribuídas ao gerenciador de documentos no que se refere à recuperação da informação, direcionamos a nossa atenção especificamente à forma como a indexação é considerada, devido à sua importância representada dentro de qualquer sistema de recuperação de informação, uma vez que, para que se obtenha um resultado satisfatório neste processo, os índices devem ser bem planejados e elaborados, já que estes buscam se caracterizar como sendo formas de descrição do conteúdo.
Identificar no gerenciador de documentos,