Questionário de Sociologia do capitulo Contribuições do materialismo histórico para a educação
1º. Vocabulário:
Idealismo: atitude que consiste em subordinar o pensamento e a ação a um ideal; idealidade; fantasia; devaneio; Filos., corrente de pensamento que reduz toda a existência a ideias ou considera que toda a existência se determina pela consciência, opondo-se frequentemente ao realismo, ao empirismo e ao materialismo.
Teorias: Teoria, é o conhecimento especulativo, puramente racional. O substantivo theoría significa ação de contemplar, olhar, examinar, especular e também vista ou espetáculo. Também pode ser entendido como forma de pensar e entender algum fenômeno a partir da observação. Na Grécia antiga teoria significava "festa solene, procissão ou embaixada que as cidades helênicas enviavam para representá-las nos jogos olímpicos ou para consultar os oráculos". O termo é aplicado a diversas áreas do conhecimento, sendo que em cada área possui uma definição específica.
Marxismo: Sistema filosófico criado por Karl Max,base teórica do sistema político e econômico do socialismo. O marxismo parte da premissa de que o caráter geral dos processos da vida social é fundamentalmente determinado pelo modo de produção da vida material.
Materialismo: Atitude de quem se volta unicamente para os gozos e os bens materiais doutrina de quem considera todos fenômenos como produtos de condições concretas materiais
Dialética: Arte de argumentar ou discutir. / Maneira de filosofar que procura a verdade por meio de oposição e conciliação de contradições (lógicas ou históricas).
Efêmero: Vem do grego epheméros, que significa: Que dura um só dia; De pouca duração; Passageiro; Transitório
Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema filosófico, científico... etc.; Catequese cristã; Ensinamento.
Distorção: 1. Acto ou efeito de distorcer ou de se distorcer; 2. Torção convulsiva; 3. Deformação de uma imagem ou de um som; 4. [Óptica] Aberração num