Comoriência
Lei Clodovil (Lei 11.924/09)
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Direito da Faculdade Integrado Campo Mourão como requisito parcial para obtenção de nota para a disciplina de Formação Geral II, sob a orientação do professor Leandro Moreira da Luz.
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Assunto/Tema
3. Delimitação
4. Problemas
5. Hipóteses
6. Objetivos
7. Justificativas
8. Referencial Teórico
9. Metodologia
10. Cronograma
11. Referências
1. introdução
A Lei Clodovil, introduzida na Lei com o número 11.924, vigorada em 17 de abril de 2009, tem uma grande importância, de sua aplicabilidade, no meio social, prevalecendo no direito de família, o qual possui a função de permitir o enteado ou a enteada a adotar o nome de família do padrasto ou da madrasta. Este direito que a sociedade passou a adquirir consta como o reconhecimento do afeto com o determinado valor jurídico.
Esta Lei quebra o Tabu das histórias infantis que reservam para o padrasto e madrasta um papel de vilão, que não corresponde à realidade. Em alguns casos isso pode ocorrer, porém em outros, em que o enteado recebe o determinado afeto considerável demonstram que essas histórias podem ter um final feliz.
Esta Lei foi uma conquista à vários cidadãos brasileiros, ao qual é provável a inclusão do enteado à família, tendo como um concurso a possibilidade de ter uma alteração no sobrenome incluindo, assim, o nome de seu padrasto ou madrasta.
2. ASSUNTO/tema
O Assunto do referido trabalho é sobre educação.
O Tema abordará sobre arte, cultura e sociedade.
3. Delimitação
A aplicabilidade da Lei 11.924/09 no meio social e seus aspectos práticos.
4. Problemas
i) O livro didático público, no limiar democrático que caracteriza sua própria confecção, consegue escapar da indústria cultural? Este livro tem como foco uma transformação social?