O sonho de Rose 10 anos depois (Tetê Moraes)
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
MATHEUS FERREIRA DINIZ ARAUJO
RELÁTORIO DO FILME
O SONHO DE ROSE 10 ANOS DEPOIS
Barra do Garças – MT
2013
O sonho de Rose 10 anos depois (Tetê Moraes)
O filme começa com um resumo do filme Terra para Rose. Em 1985 quando 1.500 famílias ocupam a fazenda Annoni na cidade de Sarandi, no Rio Grande do Sul. Os assentados fizeram uma caminhada de 500 km até Porto Alegre, foram barrados e confrontados por policiais armados. O filme teve uma tenção especial à Roseli Seleste Nunes da Silva, mãe da primeira criança nascida no acampamento.Rose ia para as manifestações com o filho nos braços e dizia que preferia morrer lutando a morrer de fome e que seu objetivo era trabalhar junto e unido. Porém seu destino foi trágico, Rose e mais dois camponeses foram esmagados por um caminhão que se lançou contra os manifestantes.
Tetê Moraes volta aos assentados dez anos depois, para saber o que tinha acontecido com aquelas pessoas. Após a ocupação da fazenda deu inicio ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), onde se teve vários outros acampamentos no estado, como a área da fazenda se dispunha para 300 famílias serem assentadas foi feito pressão no estado para que as outras famílias conseguissem terra em outro local.
Onde a terra não produzia nada agora à situação está bem diferente, vários assentamentos prosperaram criando cooperativas, frigoríficos, estabelecendo acordos de cooperação entre si e com organizações não governamentais, até associando-se a distribuidores multinacionais como a Parmalat. Porém esse cooperativismo gerou vários conflitos entre as famílias, e muitos preferiram seguir seu desenvolvimento sozinho, onde um camponês dá seu exemplo de que quatro anos que ele passou na cooperativa e quatro anos que ele se mantém atualmente sozinho, seus lucros e crescimento estão melhores fora da cooperativa. De outro lado