O SONHO DE ROSE 10 ANOS DEPOIS
Melhor Documentário/Júri Popular na 26ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2000), entre outros prêmios e menções honrosas em festivais nacionais e internacionais.
Dirigido por Tetê Moraes, O Sonho de Rose – Dez Anos Depois é uma seqüência de Terra Para Rose, que a mesma cineasta realizou em 1985. Naquela ocasião, Tetê registrou com sua câmera a instalação, no interior do Rio Grande do Sul, daquele que foi o primeiro grande acampamento do Movimento Sem-Terra no País. Na época, a cineasta centralizou seu filme na figura de Rose, uma das principais líderes do movimento, que três anos depois foi morta atropelada por um caminhão, numa tragédia até hoje não esclarecida.
Em 1996, Tetê Moraes retornou ao local do acampamento para verificar as condições de vida dos assentados e fazer este segundo filme, que ficou pronto no ano passado e só agora chega aos cinemas paulistas.
O Sonho de Rose - Dez Anos Depois traz depoimentos emocionados e emocionantes do viúvo e dos três filhos de Rose. É simplesmente impossível não se emocionar. As lutas do MST, suas vitórias e incoerências internas, os dramas humanos dos assentados, tudo isso está vivo e claro neste belo documentário.
Belíssimo documentário. Tetê Moraes voltou ao seu passado e