quimica
Disciplina: Analítica Qualitativa
Prof.: Vladimir
Tema: Diluição de soluções
Componentes do Grupo:
Maryane,
Simone,
Tatiane
Atibaia 30 de agosto de 2012
OBJETIVO
Preparar soluções em concentrações diversas com soluto sólido e em seguida achar a molaridade das soluções preparadas.
INTRODUÇÃO
Solução é uma mistura homogênea de substancias numa só fase, sendo formada por um ou mais solutos (no caso solido) e um solvente (água H2O).
O soluto na fase dispersa apresenta um estado físico geralmente diferente da solução, sendo o componente em menor quantidade, enquanto o solvente na fase dispersante se encontra habitualmente no mesmo estado físico da solução.
Se a solução apresentar uma quantidade de soluto bem próximo da sua solubilidade dizemos que a solução está concentrada. Caso a solução apresente uma quantidade bastante baixa do soluto dissolvido na solução tendo em conta a solubilidade consideramos uma solução diluída.
O processo de diminuição da concentração recebe o nome de diluição, diluir uma solução é diminuir sua concentração colocando-a mais solvente, sem alterar a massa do soluto.
Concentração de uma solução é a relação entre a quantidade do soluto e a quantidade do solvente ou da solução. Uma vez que as quantidades de solvente e soluto podem ser medidas em massa, volume ou quantidade de matéria número de mols há diversas unidades de concentrações de soluções.
As mais utilizadas são:
Concentração em gramas por litro. Termo utilizado para indicar a relação entre a massa do soluto(m) expressa em gramas e o volume(v), da solução em litros.
Concentração em quantidade da matéria (molaridade), Relação entre a quantidade de matéria ou número de mols soluto (n) e o volume da solução (V), expresso em litros.
Um método bastante usual de expressão da concentração baseia-se na composição