Questionario de desenvolvimento segunda infância
R-Auto conceito e a imagem que temos de nós mesmo trata-se de uma construção cognitiva e autoconceito torna-se mais abrangente quando a criança começa a identificar um conjunto de características para descrever a si mesmo, baseando-se principalmente em características externas. Compreender as emoções ajuda as crianças a controlar sua emoções, na medida que ocorre uma progressão no autoconceito a criança compreende melhor suas emoções. Elas falam de seus sentimentos com frequência podem discernir os sentimentos dos outros e compreendem que a emoções estão ligadas com experiências e desejos. Vergonha e desejo desenvolvem nessa fase que tem origem social e que tem influência dos pais com internalização de padrões de comportamento dos pais.
2-Como as crianças pequenas desenvolvem a iniciativa e a auto-estima?
R-Segundo Erikson a necessidade de lidar com sentimento conflitante surge a partir do crescente sentido do propósito, o qual permite a criança planejar e realizar atividades. As crianças nessa fase querem cada vez mais coisas para receber aprovação social e outras não. Auto estima, as crianças nessa fase não tem capacidade de articular um conceito de valor próprio, elas não tem condições de ordenar um julgamento por importância e acaba aceitando o julgamento dos adultos.
3-Como meninos e meninas conscientizam-se do significado do gênero? O que explica as diferenças de comportamento entre os sexos?
R-A partir do autoconceito que as crianças começam a desenvolver, as diferenças de genêros são diferenças psicológicas ou comportamentos entre os sexos porém a diferença mais evidente e a agressividade os meninos tendem a ser mais agressivos que as meninas. Alguns estudos sugerem que as meninas são mais empáticas do que os meninos buscando a aprovação dos adultos.
4-Como os pré-escolares brincam? Como as brincadeiras contribuem para o