Relação da Criança com o corpo e mundo
Resumo
O artigo transmite a informação sobre um grupo de crianças que entrevistamos, todos eles na segunda infancia, passando a relação deles com o corpo, mundo e se estão dentro das caracteristicas da fase.
Palavras Chaves:
Egocentrismo, Segunda Infancia, Relação Corpo-Mundo
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo transmitir o conhecimento adquirido com os resultados obtidos através do nosso grupo de pesquisa analisando com outras publicações, reportagens e nosso conhecimento sobre a fase abordada.
Como a criança enxerga o próprio corpo e a relação com o mundo, através das caracteristicas da fase no crescimento e desenvolvimento humano e tambem no aprendizado e desenvolvimento motor.
Apresentaremos nos próximos paragrafos o resultado de nossa pesquisa de campo, além de referencias bibliográficas e conhecimento próprio obtido através das aulas de Crescimento e Desenvolvimento Humano (aqui será intitulada de CDH) e Aprendizagem e Desenvolvimento Motor (aqui será intitulada de ADM).
Caracteristicas
A criança tem por caracteristicas na idade pesquisada por nós, segunda infancia entre 3 a 7 anos, sendo segundo Piaget “o estágio pré-operacional fase da função simbolica, linguagem imaginaria, também do conceito de identidade, egocentrismo, centração e lógica limitada”.
Na apostila de CDH explica-se que “na segunda infancia também se dá a formação de autoconceito, auto-estima e genero (identificação com adultos e padrões)”.
A segunda infância, “uma fase mais saudável e menos ameaçadora” da vida, compreende um período sensivelmente entre os 3 e os 5 anos, idade pré-escolar. Nesta fase, ocorre um desenvolvimento franco das capacidades motoras (grossas e finas), e das capacidades mentais (memória, inteligência, linguagem e aprendizagem). (PAPALIA, 2000, p.184)
Essas caracteristicas são importantes para enterdermos como o nosso grupo enxerga o corpo e usa-o para o mundo, principalmente o egocentrismo,