A importância da atividades ludicas na educação infantil
Thaís Rodrigues de Araujo
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PSICOMOTORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
RESUMO
A pesquisa presente resultou da inquietação vivida no cotidiano escolar, perante as exigências da sociedade atual que esperam dos docentes que saibam como trabalhar a psicomotricidade com seus alunos.
Com base nos objetivos específicos foi possível definir e apontar as funções da psicomotricidade; identificar o que são atividades psicomotoras; apresentar as características das faixas etárias do presente estudo; resgatar a necessidade do brincar; perceber a importância das atividades psicomotoras e ainda propor a interessante e produtiva junção do brincar á partir das atividades psicomotoras.
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com respaldo em Leite (1995); Kramer (1989); Nicolau (1989); Alves (2003); Rappaport (1981); entre outros teóricos.
Os resultados obtidos nesta pesquisa permitem facilitar a afirmação de o quanto é importante para o desenvolvimento infantil o contato e a realização de atividades psicomotoras, com um enfoque no lúdico. Em que estas atividades tenham um caráter de brincadeira, porém com o objetivo de desenvolver a psicomotricidade.
Concluindo assim que se deve refletir inicialmente no que diz respeito á função da escola, á formação pedagógica e cientifica do professor, á sua dignidade social e cultural.
Os professores devem procurar uma adequação de formação continuada para desenvolver um trabalho psicomotor, a fim de propiciar a criança experiências enriquecedoras, que contribuam para o pleno desenvolvimento de suas funções psíquicas e motoras.
PALAVRAS-CHAVE: Brincadeiras. Interações. Socialização.
1 INTRODUÇÃO
Muito se fala sobre o fato de que as atividades corporais são importantes para o desenvolvimento da criança. Que o brincar e as brincadeiras na infância são de suma importância para o seu desenvolvimento. Devemos ter um espaço no dia-a-dia escolar para