Questao Aula 11
O tempo de rearme do relé, deve ser inferior ao tempo de religamento do religador, para que após o religamento, o relé esteja no inicio de seu ciclo de operações.
2) Qual a diferença de tempo mínima que deve existir entre as curvas de neutro e fase dos relés e dos religadores para haver coordenação entre estes?
A coordenação estará assegurada quando as curvas estiverem afastadas no mínimo 0,2 segundos.
3) Qual o objetivo da coordenação entre religador e elo fusível?
O objetivo desta coordenação, é evitar que as operações rápidas do religador, causem a fusão do elo fusível, considerando ainda, o efeito acumulativo das operações rápidas associadas ao curto intervalo de religamento, alterando o tempo necessário para o elo esquentar e resfriar.
4) Porque é utilizado o fator K para correção da curva de atuação do religador, na coordenação religador/elo? Caso não aplicar a correção do fator K, qual consequência para a coordenação dos dispositivos?
O fator K, é um fator de correção aplicado a este tipo de coordenação (religador), devido ao fato dos elos fusíveis alterarem suas características de fusão, quando expostos as ICCs. Este fator considera o tempo necessário para o elo esquentar e esfriar.
5) Porque o fator K varia com o número de operações rápidas e com os tempos de religamento destas operações?
O valor do fator K, varia com o número de operações rápidas e com os tempos de religamento destas operações. Quanto menor o tempo de religamento, maior este fator, porque há menos tempo para o elo esfriar (característica normal).
6) Qual o objetivo da coordenação elo fusível fonte/religador carga?
O objetivo desta coordenação é garantir que o religador realize seu ciclo de operação