A PSICOLOGIA DA GESTALT
A psicologia da Gestalt pode ser entendida como psicologia da forma. Esta abordagem considera o homem em sua totalidade, integralmente. O princípio fundamental da Gestal é : a análise das partes não proporciona uma compreensão do todo, que é delineado através das interações e interdependências das partes. As partes de uma Gestalt se mantêm íntegras quando se encontram separadas de sua função e lugar. A Gestalt não estuda o comportamento da pessoa isolado, mas busca explorar circunstância, significado e importância da situação vivenciada.
Pearls, um dos principais gestaltistas baseou-se na filosofia existencial e na fenomenologia para descrever a Gestalt. Pearls entende organismo como um todo, no seu funcionamento e na criação de um campo de atividade.
Para Kurt Lewin qualquer coisa que tenha efeito está presente no aqui e agora, ou seja, apenas fatos presentes são capazes de produzir comportamento e experiência.Na orientação de um processo tudo e todos se movem e vêm a ser, tudo é estruturado pelas forças dinâmicas do campo e se move pelo espaço. Tudo é ação e está no processo de vir a ser, no processo de evoluir e transformar. Esse processo ocorre de maneira contínua, não sendo um mero acaso. de atividade do comportamento. centralizado a pradicania da forma.
FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO
Baseando-se no método fenomenológico, Pearls afirma que não pode haver separação enrte corpo e mente, sujeito e objeto, organismo e meio. Ainda segundo Pearls, as ações trazem consigo escolhas de critérios selecionados. Assim explicações causais são insuficientes para fundamentar ações ou escolhas.
Semelhantemente, Sartre, filósofo e pesquisador também contribuiu com a psicologia, publicando suas compreensões diferenciadas que afirmava a psicanálise, colocando em dúvida: o subjetivismo em que o sujeito tem mundo interno onde tudo se resolve; a perspectiva mentalista que compreende o mundo interno de forma materializada em estrutura mental,