psicologia - gestalt
1.) Explique as diferenças entre a revolta da Gestalt e a dos behavioristas contra a psicologia wundtiana. Os psicólogos da Gestalt admitiam o valor da consciência embora criticassem a tentativa de reduzi-la a elementos ou átomos. Os psicólogos behavioristas recusavam-se a reconhecer o valor do conceito de consciência na psicologia científica.
2.) O que os psicólogos da Gestalt queriam dizer com as expressões “ o todo é diferente da soma de suas partes” e “há mais na percepção de que os olhos veem”?
É a combinação de elementos sensoriais que formam um novo padrão ou uma configuração. Por exemplo, grupo de notas musicais, que surgi uma melodia ou um tom, por uma combinação. Na segunda frase, quer dizer que a percepção vai muito além dos elementos sensoriais dos dados físicos básicos proporcionados aos órgãos dos sentidos.
3.) Se você visse um livro sobre a mesa e dissesse: “Estou vendo um livro sobre a mesa”, que erro estaria cometendo de acordo co Titchener?
Erro da percepção, porque segundo ele, há muito mais na percepção que os olhos veem.
4.) Descreva os antecedentes históricos da psicologia da Gestalt.
As ideias contestadoras da Gestalt tiveram origem em conceitos anteriores. Para Kant os elementos são organizados de forma que tenham algum sentido, e não por meio de processos de associação, a percepção é uma organização ativa dos elementos, de modo que forme uma experiência coerente.
Franz Brentano propôs a psicologia o estudo do ato da experiência, defendia uma observação menos rígida e mais direta da experiência na forma como ela ocorre, sua visão estava mais próxima dos métodos recentes dos psicólogos da Gestalt.
Ernest Mach exerceu influência mais direta sobre o pensamento da Gestalt, discutia os padrões espaciais como as figuras geométricas, bem como os padrões temporais, como as melodias, e os considerava sensações, alegava que a percepção de um objeto não muda, ainda que modifiquemos nossa orientação em relação a ele. Do