A PSICOLOGIA DA GESTALT
Maria Cecília Oliveira Ferreira Santos1
Kaline Azevedo2
A PSICOLOGIA DA GESTALT3
1. O que é a Psicologia da Gestalt? 2. Origem da Psicologia da Gestalt 3. Princípios da Gestalt 4. Gestalt Terapia 5. Conclusão 6. Referências
1. O QUE É A PSICOLOGIA DA GESTALT?
A psicologia da forma, gestaltismo ou psicologia da Gestalt, em suma, é um estudo da psicologia que tem como foco o estudo da forma e da percepção. O termo Gestalt vem do idioma alemão e pode ser traduzido como figura, forma, feição, aparência, etc. A teoria da Gestalt tem como ponto inicial e principal objeto a percepção. De acordo com os gestaltistas, o processo da percepção encontra-se entre os estímulos fornecidos pelo meio e a resposta do indivíduo. Assim, o que é percebido pelo indivíduo e como é percebido são importantes elementos para que se possa compreender o comportamento humano.
Até ao surgimento desta perspectiva gestaltista, a percepção do ser humano era explicada através uma análise associacionista e atomista, ou seja, acreditava-se que a percepção de figuras e objetos era dada a partir dos seus elementos ou pelas partes que o compõem, por associação a experiências passadas. Os psicólogos da Gestalt contrariaram essa perspectiva, defendendo que a percepção não é o resultado da soma de cada uma das sensações ou estímulos, mas uma apreensão imediata e unificada de todas elas.
2. ORIGEM DA PSICOLOGIA DA GESTALT
A Psicologia da Gestalt tem sua origem na Alemanha, na Universidade de Frankfurt, no final do século XIX, com Marx Wertheimer, Kurt Koffka e Wolfgang Köhler. A princípio, estes teóricos utilizaram dos conceitos da psicofísica para relacionar forma e percepção. Entender os processos psicológicos relacionados com a ilusão de ótica fora um ponto inicial. Juntos eles desenvolveram a Escola de Berlin de Psicologia da Gestalt.
A Psicologia da Gestalt nasceu sobre a ótica da física moderna e Max Wertheimer foi um de seus