Estrutura de Custos nas Micros e Pequenas Empresas.
Fabiana Monte Lonardelli1
Michel Sampaio Contarato2
Ramila Lázaro Lourenço3
Sirlene Cesconetto4
RESUMO
O artigo aborda a importância de uma boa gestão de custos para as empresas, especialmente para as micro e pequenas empresas. Com o mercado altamente competitivo, toda e qualquer informação é valiosa na hora de encarar a concorrência e conquistar mais clientes. Utilizando-se de pesquisa exploratória descritiva em fontes primárias e fontes secundárias e a coleta de dados em fontes bibliográficas de livros e de artigos de internet, o presente artigo mostrará ao empresário a necessidade de identificar o custo de sua empresa para com essa informação tomar decisões que o ajude a obter lucro e se manter ativo no mercado. Um profundo conhecimento de custo direto e custo indireto auxiliam na determinação de qual ramo da produção está gerando um maior ou menor custo ao produto final. Por meio da gestão de custos, as micro e pequenas empresas poderão verificar se os resultados alcançados estão de acordo com o esperado, tendo assim como determinar estratégias de participação no mercado. Entende-se que a micro e pequena empresa necessita de uma boa estrutura de custos, estar bem informada e buscar uma constante redução e melhoria continua dos custos, ou seja, precisa introduzir alternativas de redução de custo de forma a não afetar a qualidade e o valor do produto ou serviço final, conseguindo assim se manter ativa e competitiva no mercado.
Palavras-chave: Gestão. Lucro. Informação. Mercado.
1 INTRODUÇÃO
A escolha desse tema ocorreu devido à necessidade das Micros e Pequenas Empresas terem conhecimento sobre os seus custos e a importância dessa informação para a sua continuidade no mercado.
Será abordado a Estrutura de Custos nas Micros e Pequenas empresas, onde será apresentado definições do que é custo, suas variações em direto e indireto e a necessidade de seu conhecimento.
Segundo Carrone