Análise bioenergética
Este trabalho visa apresentar a Análise Bioenergética e alguns nomes de estudiosos que se destacaram nesta abordagem no Brasil. Tal Analise foi desenvolvida por volta de 1950 por Lowen em Nova York utilizando de técnicas corporais.
Para nos familiarizarmos com o termo Bioenergética é importante sabermos que esta análise baseia-se em princípios que estão ligados ao ar como a respiração e acentuam características criativas (psíquicas), e também ligados ao chão despertando o energético, soma (corpo), ou seja, estuda as manifestações comportamentais mente e corpo, desenvolvendo assim uma relação psicocorporal, tendo como um de seus pressupostos a vida e o prazer, nunca a dor. É de fundamental importância que conhecemos precursoras da Bioenergética no Brasil como: Myrian de Campos e Odila Weigan, falaremos sobres elas no decorrer deste trabalho.
No Brasil foram realizados vários workshops mensais com a presença de profissionais de outros países, principalmente na década de 70, envolvendo várias abordagens da Psicologia. A realização de diversos e constantes workshops e as diversas teorias resultou nas formações das Sociedades Brasileiras de Psicologias no país.
Nesse período chegam ao Brasil estudiosos que serão citados no desenvolvimento deste trabalho acadêmico, os quais iniciaram a divulgação e os estudos a respeito da Analise Bioenergética em nosso País.
Este trabalho visa compreender quem e como a Analise Bioenergética adentraram no Brasil. Enfatizando a importância de se estudar o desenvolvimento inicial e contemporâneo desta abordagem.
2 DESENVOLVIMENTO:
2.1 O QUE É ANÁLISE BIOENERGÉTICA:
A Análise Bioenergética surgiu em 1953, pela associação de dois alunos de Wilhelm Reich, Alexander Lowen e John Pierrakos. (WEIGAND, 2005)
Foi criada como uma forma de entender a personalidade através da interação mente e corpo relacionada com movimentos energéticos, formando uma unidade psicossomática. É uma abordagem terapêutica