análise bioenergética
Desde o ano 2000 a Análise Bioenergética é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia como uma abordagem clínica de psicoterapia, quando antes era considerada alternativa.
___________________________________________________________________
“...descobri o trabalho de Alexander Lowen. A análise bioenergética por ele fundada é uma terapia analítica fundamentada no corpo, que enfoca as tensões musculares corporais que constituem a contrapartida física dos conflitos emocionais da personalidade.” Stephen Sinatra no livro “Sexo, amor e seu coração.”
O trecho acima sintetiza de forma sucinta o que é a análise bioenergética, uma terapia baseada nos trabalhos de Wilhem Reich. São dois os principais conceitos da teoria Reichiana nos quais se fundamentou a análise terapêutica desenvolvida por Lowen: o de couraça muscular, que são tensões musculares, análogas a uma armadura, através da qual a pessoa se defende do mundo. E o de potência orgástica, que trata da capacidade de entrega e satisfação de uma pessoa dentro da sua sexualidade. Destes dois conceitos surgi a análise do caráter, através da qual o terapeuta obterá um mapa dos principais conflitos estruturados na personalidade da pessoa em tratamento, através de uma leitura corporal.
Divergindo-se da psicanálise que se fundamenta no tratamento pela palavra, Reich vai de encontro ao corpo e explora a dimensão somática da doença psíquica. Não demora a incluir em seu trabalho, a intervenção corporal juntamente com a análise. Como psicanalista, havia sido aluno de Freud, a quem entregou diretamente seu clássico livro “A função do orgasmo”, no qual havia equacionado o sistema de carga e descarga da energia libido (energia sexual), base do trabalho Freudiano. Ele cria o conceito de “potencia orgástica” que trata, basicamente, da capacidade de descarga de energia durante o orgasmo.
A análise Bioénergética
O eixo da Análise Bioenergética está calcado nos conceitos de saúde vibrante,