Momento de Inercia
Na mecânica clássica, momento de inércia, também chamado de inércia rotacional, momento polar de inércia da massa, ou massa angular, é uma medida da rigidez de flexão da forma da secção transversal de um elemento estrutural, semelhante à forma como o módulo de elasticidade. Também é uma medida da resistência de um objeto às mudanças à sua rotação. O momento de inércia muito desempenha a mesma função na dinâmica rotacional como faz em massa dinâmica lineares, que descreve a relação entre o momento angular e velocidade angular, torque e aceleração angular, e várias outras quantidades.
O momento de inércia de um objeto sobre um determinado eixo descreve como é difícil alterar seu movimento angular em torno desse eixo. Portanto, abrange não apenas quanta massa o objeto tem em geral, mas até onde cada bit de massa é a partir do eixo. Quanto mais longe a massa do objeto é, maior a inércia de rotação que o objeto tem, e quanto mais força é necessária para alterar sua taxa de rotação.
A resistência à flexão de uma viga está associada ao momento de inércia da seção transversal. Momentos de inércia quantificam o “afastamento” de pontos da seção em relação aos eixos que passam pelo centroide.
O exemplo acima [figura 37] mostra como o Arquiteto Eládio Dieste, para dar resistência à alvenaria de cerâmica armada sem necessariamente aumentar a sua espessura, adotou a forma curva, dessa forma afastando o material do seu centro de gravidade, ou seja, quanto mais longe estiver à massa do centro de giro mais difícil será tirá-la da inércia. A esse fenômeno dá-se o nome de momento de inércia. -- (FONTE: http://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/2011/155.pdf PG. 49)
http://www.totalconstructionhelp.com/momenti.html
FONTE: SALVAN. George Salinda. Architectural & Structural Topic.
http://www.tecgraf.puc-rio.br/ftp_pub/lfm/CIV1111-PropSecoesTransv.pdf