Quest Es Port 3 Literatura Brasileira I
1. Todos os itens abaixo, sobre o tratamento que Cláudio Manuel da Costa dá a seus elementos temáticos, estão corretos, EXCETO
a) O ambiente campestre, embora pouco confortável, é valorizado como espaço da simplicidade e da pureza, em oposição ao caráter de falsidade e engano atribuído ao ambiente urbano.
b) O poeta valoriza os elementos da paisagem local rio, montanhas, troncos, rochedos, florestas em detrimento da paisagem europeia, que os árcades insistiam em exaltar.
c) Os elementos da natureza aparecem frequentemente como metáforas do sofrimento amoroso da voz poética, apresentando, portanto, características diversas do tradicional locus amœnus árcade.
d) O eu-lírico desenvolve também um tema frequente entre os árcades: a condenação da guerra, ou o ideal pacifista. A verdadeira lei do heroísmo não é fazer a guerra, mas ensinar a brandura e a paz.
2. Leia o trecho a seguir, de Domício Proença Filho:
O vocabulário é, em sua maioria, ligado ao campo. Se pensarmos na realidade brasileira do tempo, o século XVIII, fácil é verificar que não há no texto qualquer preocupação com caracterizá-la, seja em termos de imagem, seja em termos de exaltação; há, isto sim, uma caracterização geral da realidade campestre. (PROENÇA F, 1981, p. 163)
Os fragmentos de sonetos de Cláudio Manuel da costa, transcritos abaixo, comprovam as palavras do texto acima, EXCETO
a) Que de seus raios o planeta louro Enriquecendo o influxo em tuas veias, Quanto em chamas fecunda, brota em ouro.
b) Sou pastor, não te nego; os meus montados São esses, que aí vês; vivo contente Ao trazer entre a relva florescente A doce companhia dos meus gados;
c) Das ninfas, que na fresca, amena estância Das tuas margens úmidas ouvia, Eu terei sempre n’alma a consonância;
d) Aqui estou, entre Almendro, entre Corino, Os meus fiéis, meus doces companheiros, Vendo correr os míseros vaqueiros Atrás de seu cansado desatino.
3. Considerando os sonetos de Cláudio Manuel da Costa, pode-se