QUEM S O OS POBRES
Sabemos que pessoas de certos grupos sociais tem uma maior probabilidade de serem pobres do que outros, incluindo crianças, idosos, mulheres e minoria étnicas. Em particular, pessoas que vivem em situação de desvantagem ou são discriminadas em aspectos da vida tem maior chance de serem pobres.
-CRIANÇAS:
Crianças que vivem em situação de pobreza tendem a ter saúde inferior do que aquelas que não vivem. É provável que tenham baixo peso natal, que se machuquem, que sofram abuso ou mutilação ou tentem suicídio. É provável que as crianças pobres não se saiam bem nas escolas e sejam pobres. Basta olhar para o Brasil que vemos exemplos claros. É notável o crescimento da criminalidade de menores de idade, isso ocorre devido a pobreza e miséria que elas passam e veem no mundo do crime uma oportunidade de sair desse estado.
-MULHERES:
Mulheres são mais prováveis de serem pobres do que os homens, embora a sua pobreza costume ser mascarada por estudos que se concentram em “lares encabeçados por homens” (Ruspini,2000). As causas da pobreza feminina são complexas. Um elemento importante está relacionado com a divisão do trabalho dentro e fora de casa. Isso significa que elas são muito mais prováveis do que homens de estarem em um emprego temporário ou parcial, em vez de um emprego pleno.
-MINORIAS ÉTNICAS:
Os membros de minoria étnicas também são representados desproporcionalmente entre os pobres. No Brasil indígenas e negros, em particular, são muito mais prováveis de terem renda menor da média do que indivíduos de outras etnias. Isso ocorre devido ao processo de colonização que em decorrência de uma serie de fatores demarca essa diferença ate os dias atuais. Aqui aglomerados de pessoas pobres transformam terreno abandonado ou área de risco em moradias, são as chamadas favelas, que em alguns lugares chegam a ser coladas a lugares luxuosos retratando bem a desigualdade social existente no país. Tamanha a segregação que