Vida de são vicente de paula
Na França, na Europa da Idade Média o quadro era de intensa , indigência( é a privação de bens supérfluos e a insuficiência do necessário para subsistir) , miséria(é além da ausência de bens supérfluos, também a ausência do necessário para à subsistência) , fome , desemprego, provocados por vários anos de guerras contínuas. Os miseráveis e indigentes naquela recorriam às paróquias e mosteiros, quando estes não mais podiam ajudar, mudavam-se para outras paróquias, o que ocasionou, durante vários séculos, um imenso movimento migratório em toda a Europa.
LEI DOS POBRES (POOR’S LAW)
Já a Inglaterra procurou mixar os mendigos em sua comunidade, que em 1601 editou a Lei dos Pobres, um marco da criação da assistência social, que regulamentou a instituição de auxílios e socorros públicos aos necessitados. Com fundamento nesta lei, o necessitado tinha o direito de ser auxiliado pela paróquia. Os juízes da Comarca tinham o poder de lançar imposto de caridade, que seria pago por todos os ocupantes e usuários de terras, e nomear inspetores em cada uma das paróquias, visando receber e aplicar o montante arrecadado.
Os Mosteiros e conventos faziam o papel das obras sociais : recolhiam crianças, e velhos abandonados, doentes mentais, egressos de prisões e administravam hospitais, que eram sustentados pelo dízimo recolhido e pelas esmolas.
SÃO VICENTE DE PAULA
Nasceu em uma aldeia, perto de Dax, no sul da França, em abril de 1576. Desde pequeno, demonstrava muita inteligência e grande religiosidade. Em frente à sua casa, em um pé de carvalho, tinha um buraco; ele colocou aí uma pequena imagem da Santíssima Virgem, onde diariamente ajoelhava e fazia uma oração. Aos domingos ia à aldeia, com seus pais, para assistir a missa e frequentar o catecismo. O Sr. Vigário aconselhou a seu pai para colocar o garoto Vicente em uma escola; via nele um grande futuro, devido sua inteligência. O pai, que era bem ambicioso, colocou-o em um colégio