Quem são os alunos de EJA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS E PRÁTICAS ESCOLARES EM EJA
"QUEM SÃO OS ALUNOS DA EJA”
(...) deveria haver a ação constante e intensa do poder público para dar instrução aos iletrados, dentro de um programa de governo que começaria por atuar sobre as causas sociais do analfabetismo, as quais se resumem no grau do atraso do desenvolvimento econômico da sociedade (...). A não ser assim, a ação governamental só tendo um valor paliativo , quando não simbólico, vai alfabetizar mal (e inutilmente) analfabetos que terão depois filhos analfabetos (PINTO, 1994:95)
Inauguro este texto com a citação de PINTO,1994, que define em parte o que vivenciei nas entrevistas e no estágio em EJA.
A minha entrevista se deu com três alunos com motivações diferentes com relação ao seu retorno à escola, o primeiro entrevistado foi Marcelo*, 32 anos, casado, pai de uma filha, ele disse que retornou a escola por insistência da esposa, porque já havia perdido várias oportunidades de emprego por não ter concluído o ensino básico.
A segunda entrevistada foi Aparecida* 35 anos, viúva, dois filhos. Aparecida disse que retornou á escola, porque ficou viúva, os filhos já estão crescidos, e ela trabalha como doméstica, e tem visto muitas pessoas ingressando no ensino superior através dos programas do governo, e ela viu na EJA uma oportunidade de concluir o ensino básico para no futuro ingressar no ensino superior, na intenção e busca por uma vida melhor.
E o terceiro e o que mais me chamou atenção foi Arthur*, 23 anos apenas, filhos de pais de classe média. Arthur disse que no inicio de sua escolarização passou por escolas particulares, mas, desinteressado, não queria saber dos estudos, e por influência de amigos abandonou a escola por duas vezes, não concluindo a educação básica. Agora por insistência da mãe ingressou na EJA como uma forma de “acelerar” os estudos.
Os três