ECONOMIA FGV
Módulo: MODULO 4 Atividade:
Introdução
O presente trabalho visa apresentar considerações sobre os efeitos de uma política monetária e fiscal, além disso, demonstrar conceitos sobre política monetária contracionista e expansionista.
Destaca-se também um breve cenário da política Europeia e sua situação econômica devido à crise que vem enfrentando.
Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal
Podemos definir política monetária como o controle da quantidade da moeda e taxa de juros no país. É o controle que o governo possui sobre o sistema bancário buscando a estabilidade econômica avaliando sempre as variáveis da macroeconomia.
Ela pode ocorrer em forma de controle dos movimentos do capital internacional, termos de compra e venda a prestação, estrutura das taxas de juros e entre outras.
Um exemplo de órgão que executa essa função é o Banco Central.
Existem dois principais tipos de política monetária no país, são elas a expansionista e a contracionista.
A expansionista visa aumentar a oferta de moeda no país, ocasionando a queda das taxas de juros e incentivando investimentos no setor privado. O principal efeito da aplicação dessa medida é o aumento da demanda, incentivo ao crescimento econômico e geração de emprego.
A política contracionista, por sua vez, reduz a quantidade de moeda, eleva os juros e reduz os investimentos. O seu principal efeito é diminuir a demanda para evitar o aumento dos preços em épocas em que a economia do país está sofrendo alta inflação.
Já a política fiscal se refere as ações do governo que objetivam assentar seus níveis de gastos, dessa maneira fiscalizam e influenciam a economia do país.
A maneira que se utiliza para articular uma política fiscal é a arrecadação de impostos, injetando esses recursos da melhor maneira possível. Por exemplo, quanto maior for a arrecadação de impostos menor será a renda disponível da população, restringindo assim seu