Economia Internacional FGV
Economia Internacional
Exercícios de fixação:
1) a) Para investir em abrir um negócio, é necessário analisar o conceito de custo de oportunidade, onde o agente econômico opta por deixar de ganhar em uma atividade, para alocar em alguma outra atividade escolhida. Nesse caso, é preciso analisar o quanto de recurso o agente abrirá mão da poupança, e quanto de lucro terá ao investir esse recurso em seu novo negócio.
b) É preciso analisar quanto de lucro será obtido nesse novo negócio, nesse caso somente 10% a mais do que seu salário. Ainda também é preciso atentar para os riscos e prejuízos envolvidos nessa operação, sendo assim, é necessário buscar reduzir os custos e aumentar sua margem de lucro em comparação ao salário para que seu negócio valha realmente a pena.
c) Para prosperidade do negócio é necessário diminuir os custos devidos aos riscos que correm os investidores.
2) Déficit fiscal é o total de impostos arrecadado pelo governo, menos aquilo que é transferido de volta para as famílias. Pode afetar a taxa de juros em caso de déficit fiscal, onde para financiar esse déficit, o governo lança títulos da dívida pública no setor privado, consumindo parte da poupança que poderia ser destinada para o financiamento do setor privado, com isso o governo pressiona a taxa de juros o que pode inibir o crescimento do país.
3) Superávit primário é quando a arrecadação é maior do que o governo gasta menos o juros da dívida pública. Ao alcançar o superávit primário, é possível estabilizar a dívida em relação ao PIB, aumentando a confiança no pagamento da dívida pelo governo e aumentando sua credibilidade.
4) Política fiscal expansionista é aquela que estimula a demanda agregada de um país quando o mesmo está enfrentando algum tipo de recessão e precisa de um estímulo para se expandir. Política fiscal contracionista tem o objetivo de reduzir a demanda agregada, quando o país