RECURSOS NATURAIS
Normalmente os minerais encontram-se agregados a rochas, contudo em alguns casos aparecem em concentrações maiores, possibilitando com isso sua melhor exploração no nível econômico. Quando ocorre essa concentração de minerais, o local fica conhecido como jazida.
É importante saber que existem dois tipos de recursos minerais que podem serem aproveitados economicamente na estrutura geológia de um país. É o caso do petróleo (pré-sal), gás natural, e do carvão mineral que só são encontrados em subsolo de bacias sedimentares. Estes são tipos de combustiveis fósseis, isto é, minérios não metálicos. Um outro tipo de aproveitamento econômico é o caso dos minérios metálicos, é o caso do minério do ferrro, do manganês, da bauxita, da caussiterita, etc... que são encontrado apenas em escudos cristalinos, específicamente em rochas METAMÓRFICAS.
Vejamos agora estudar cada um destes tipos de aproveitamento econômicos ligados a estrutura geológica:
Iniciaremos falando do aproveitamento econômico que existem nos escudos cristalinos:
a) ESCUDOS CRISTALINOS APROVEITAMENTO ECONÔMICO:
Os minérios metálicos estão ligados a existência de escudos cristalinos, especificamente nas rochas METAMÓRFICA. Os minerais metálicos mais abundantes no território brasileiro são o minério de ferro, manganês, ouro, estanho, sal, bauxita. Além desses existem outros que apresenta quantidades suficientes para atender as necessidades econômicas do país como é o caso da argila, do chumbo, do zinco e do amianto.
No caso brasileiro, dos 36% do território ocupados pelos escudos crestalinos, 4% são da Era Proterozóica: Esses terrenos proterozóicos predominam rochas metamórficas. ssa são ricos jazidas de ferro do Quadrilátero de Ferro (MG),