Preparação de Biodiesel
Preparação de biodiesel utilizando óleo de origem vegetal como matéria-prima, através do processo de transesterificação.
2 Introdução
A utilização de combustíveis faz parte do contexto das indústrias e do dia-a-dia da sociedade. O processo de desenvolvimento tecnológico está amplamente ligado ao uso de sistemas, máquinas e dispositivos que necessitam de algum tipo de energia para seu funcionamento. Praticamente todo o combustível utilizado é proveniente dos derivados de petróleo, porém isso vem sendo modificado pelo desenvolvimento de novas substâncias menos poluentes e capazes de suprir as mesmas necessidades, como o biodiesel, que está sendo utilizado para compor uma porcentagem do diesel de origem petrolífera. A produção de biodisel é feita através do uso de óleos de origem vegetal como matéria-prima, por si só não podem ser usados como combustíveis, pois possuem características físicas diferentes das do diesel comum. Porém, existem métodos que tornam esse óleo viável para o consumo em motores. Um deles, que será abordado neste relatório, é a transesterificação alcalina. Este método consiste em transformar os triacilglicerídios presentes nesses óleos em ésteres de ácidos graxos, com moléculas menores. Isso torna esse tipo de combustível mais vantajoso que aqueles derivados de petróleo, pois o combustível obtido é livre de enxofre e de compostos aromáticos, é biodegradável e ainda provém de fontes renováveis. Outra vantagem desse processo é a obtenção da glicerina ou glicerol, um produto com inúmeras utilidades na indústria.
Figura 1: Formula molecular de um Glicerol e do Triacilglicerol
A reação de transesterificação ocorre entre um álcool de cadeia pequena (com até quatro átomos de carbono) e o triacilglicerídio, podendo ser catalisada por ácidos, álcalis ou enzimas. A catálise alcalina, utilizada no experimento, consiste na reação dos triacilglicerídeos com os íons OH- em meio aquecido, resultando na formação do glicerol e