Recursos Naturais
Recursos naturais são substâncias encontradas no meio natural que têm valor econômico para a humanidade. Não é a natureza que “produz” recursos naturais; é a humanidade que, em função das formas de organização da sua economia, atribui valor a substâncias do meio natural e, assim, as converte em recursos naturais.
O conceito de recursos naturais está associado à história das técnicas e às tecnologias. Petróleo despertava interesse muito limitado antes da metade do século XIX, quando passou a ser utilizado para fabricação de querosene destinado à iluminação. A indústria do petróleo floresceu apenas no início do século XX, junto com o motor a combustão interna e a indústria do automóvel. A bauxita não despertava interesse algum até meados do século XIX, quando se descobriu que continha alumínio.
Mas a indústria do alumínio só se desenvolveu no início do século XX, cm o aperfeiçoamento dos processos de produção do metal. A Revolução Industrial converteu inúmeras substâncias naturais em recursos naturais.
Do ponto de vista de sua origem, os recursos naturais são classificados em abióticos e em bióticos. Os recursos abióticos originam – se do ambiente não vivo, isto é, das rochas, da água e do ar. Os minérios, entre os quais os combustíveis fósseis, são exemplos de recursos abióticos. Os recursos bióticos originaram – se de seres vivos. As madeiras das florestas, fibras, resinas e frutos extraídos da vegetação natural, os peixes dos mares e rios são exemplos de recursos bióticos.
Do ponto de vista da sua interação com