Eja e diversidade
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
MARIA ALCIONE RODRIGUES
RELATÓRIO DO TRABALHO TEÓRICO-PRÁTICO
TEMA: DIVERSIDADE: A INCLUSÃO NA EJA
Porto Alegre 2012
Sumário
INTRODUÇÃO: 3
2. Realidade educacional das escolas inclusivas de EJA em Porto Alegre 4
2.1. Dados de Identificação da escola campo 6
2.2. Recursos 6
3. Enrevistas 7
3.1. Alunos inclusos no EJA 7
3.2. Entrevista com professora do EJA 8
3.3. Entrevista com a professora da Educação básica – Ensino Regular 9
3.4. Entrevista com professor universitário- ensino superior 11
4. ANALISE DOS DADOS 12
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO: O presente relatório tem como objetivo observar como são inseridos alunos com necessidades especiais na EJA.
A coleta de dados se deu através de observações em turmas de EJA, bem como, observações de alunos no ensino regular que serão inseridos na EJA. A coleta de informações ocorreu de forma sistemática, pois tínhamos propósitos definidos e foi possível constatar grande parte dos fundamentos aprendidos ao longo da minha vida acadêmica comprovando assim a importância desta etapa para a formação acadêmica e profissional do futuro educador.
2. Realidade educacional das escolas inclusivas de EJA em Porto Alegre
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Município de Porto Alegre, teve seu início no ano de 1989, através do Serviço de Educação de Jovens e Adultos, criado com base no artigo 208 da Constituição Federal de 1988, que institui “ensino fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria”. Legitimando, assim, o direito à educação pública e gratuita a uma parcela da população até então