quem sabe
1 – Qual diferença básica entre a socialização primária e a socialização secundária?
R: Socialização primária é em que o novo membro adquire competência social abstrata para relacionar-se com seu grupo. E socialização secundária é aquela que prepara o indivíduo para algum ambiente específico.
2 – Em termos sociológicos, o que são tipos ideais?
R: Tipos ideais são modelos abstratos e com as características mais salientes exacerbadas. Ex: tipos de organizações econômicas, políticas e simbólicas. Os tipos são impuros, justapondo características de mais de um modelo. Assim, para adaptar as pessoas ao seu objetivo, as organizações reais mesclam os diferentes tipos de controle. 3 – Quais os efeitos da tendência à normalidade sobre o comportamento dos membros de um grupo?
R: A tendência a normalidade pode levar o individuo a mudar sua própria opinião para ser aceito pelos demais, ou para não parecer destoante em decisões que aos outros parecem óbvias.
4 – Dê um exemplo de erro fundamental de atribuição.
R: Um policial aplicar uma multa a um condutor de automóvel por transportar uma criança sem cadeirinha. Sendo que o motorista é seu cunhado e amigo.
5 – O que é poder?
R: Poder é a possibilidade de ser ou fazer algo ordinariamente não aceito pelo grupo. Dar ordens e ser obedecido, vestir-se de forma não convencional sem gerar risos, descansar enquanto os outros trabalham, ser informado de tudo o que acontece são possibilidades reservadas aos que tem poder.
6 – O fato de uma organização não conseguir atingir sua função declarada significa que ela não possui função alguma? Fundamente.
R: Pode ser. Mas antes é necessário dar atenção ao fato de que nem sempre está claro a função efetiva de uma dada organização. As organizações possuem a função manifesta – relaciona-se ao que explicitamente a organização diz perseguir – e a função latente – relaciona-se àquilo que, de fato, a organização persegue.
7 – O excesso de adaptação do indivíduo a uma