Sabe como é
PROFESSOR ALAN JARDEL
TRABALHO INDIVIDUAL
ALUNA: DARLY ANTUNES MIRANDA
Apresente três definições de diferentes fontes para os termos FONÉTICA e FONOLOGIA . Apresente as referências consultadas. Apresente uma análise crítica pessoal sobre as definições.
FONÉTICA
1) FONÉTICA (do grego phoné = som) é a parte da gramática que estuda os vários sons ou fonemas lingüísticos.
A Fonética pode ser: descritiva, histórica e sintática.
A Fonética é descritiva quando estuda os sons da voz humana no seu processo de formação. Exemplo: VER constitui-se de uma consoante constritiva, fricativa, sonora, oral, labiodental; de uma vogal fechada, oral e de uma consoante constritiva, vibrante, sonora, oral, alveolar.
A Fonética passa a chamar-se histórica quando estuda os sons da voz humana na sua transformação através dos tempos. Exemplo: VER provém do latim videre.
A Fonética é sintática quando estuda os fenômenos fonéticos operados nos encontros vocabulares. Exemplo: VÊ-LO provém do encontro de ver + o.
Fonte: Gramática Metódica da Língua Portuguesa - Napoleão Mendes de Almeida
2) A FONÉTICA é a ciência que apresenta os métodos para a descrição, classificação e transcrição dos sons da fala, principalmente aqueles sons utilizados na linguagem humana. A principais áreas de interesse da Fonética são:
Fonética articulatória: compreende o estudo da percepção da fala.
Fonética acústica: compreende o estudo das propriedades físicas dos sons da fala a partir de sua transmissão do falante ao ouvinte.
Fonética instrumental: compreende o estudo das propriedades físicas da fala, levando em consideração o apoio de instrumentos laboratoriais.
Fonte: Fonética e Fonologia do Português Thais Cristófaro Silva
3) A FONÉTICA, ou Fonologia, estuda os sons emitidos pelo ser humano, para efetivar a comunicação. Diferentemente da