Quem foi o Homem que entrou nas Américas? Análise das diversas teorias da entrada do Homem na América.
ESTÁGIO II
Acadêmico: Jorge Ricardo dos Santos Pereira
Professora: Juliane Puhl Gomes
Data: 16/03/2012
Curso: História
Atividade aplicada ao 2º ano do ensino médio.
Produção textual 2 – Quem foi o Homem que entrou nas Américas? Análise das diversas teorias da entrada do Homem na América.
As teorias mais aceitas sobre a entrada do Homem na América, seriam pelo estreito de Bering, em uma época glacial, por onde entraram estes bandos, grupos e clãs oriundos da Àsia, sendo a mais provável ou pelo Pacífico em tempos menos remotos.
Segundo André Prous (2007, p. 20) (...) a conformação craniana dos homens de Lagoa Santa (MG), já considerados possivelmente os mais antigos retos ósseos conhecidos no continente, se pareciam mais com os australianos que com a dos asiáticos. Imaginou, portanto, que teria havido também uma migração para a América do Sul a partir da Austrália, pelo Pacífico meridional. As pesquisas posteriores mostraram que a presença do homem nas ilhas do Pacífico eram muito recente, e a ideia foi abandonada.
De acordo com André Prous (2007, p. 21) (...) teriam penetrado na América pela Beríngia (uma faixa entre a Sibéria oriental e o Alasca emersa durante boa parte do Pleistoceno). Com efeito, ao longo dos períodos glaciais, as precipitações ficam retidas, na forma de gelo, nas regiões polares, provocando um déficit hídrico e um rebaixamento do nível do mar (cerca de 120m em relação ao atual, há cerca de 18.000 anos. Dessa forma, os locais por onde teriam acontecido a passagem intercontinental estariam hoje sob o mar, foa do alcance dos arqueólogos.
O Homem que entrou na América era da espécie Homo sapien sapiens, à cerca de 18 mil anos AP (data consenso). Pelo fato desses povos terem se deslocado, ou seja, migrado de outro continente, chegando a um ambiente totalmente diferente, geográfico e ecológico fez com que a espécie humana se desenvolvesse tanto na sua anatomia como em seus aspectos sociais.
De