Resumo de história (guerra de secessão, america espanhola, independencia da america espanhola, imperialismo e neocolonialismo, unificação alemã e italiana, etc)
Guerra de Secessão
A guerra civil americana ou Guerra de Secessão (separação), ocorreu de 1861 a 1865. As razões para tal conflito estão na discórdia entre a burguesia industrial nortista, que não aceitava a extensão da escravidão para as novas terras do Oeste americano, e a aristocracia sulina que desejava essa extensão e nas tarifas alfandegárias.
A economia nortista tinha uma forte base industrial. Dessa forma, defendia a existência de uma política protecionista para dificultar as importações dos produtos industriais de outros países. A conseqüência dessa política foi a transformação da economia sulina numa compradora dos produtos industriais produzidos pelos nortistas.
Em contrapartida, a economia sulina era tipicamente agrária - exportadora (sistema de plantation), portanto, os latifundiários exportadores queriam comprar os produtos industrializados de quem pudesse vendê-los mais baratos, para isso era necessário uma política livre - cambista.
A conseqüência dessa atitude da elite sulina é que ela não aceitava a situação de ser um mercado consumidor dos artigos produzidos pela indústria nortista.
A causa imediata da guerra foi a vitória do candidato do Partido Republicano e representante dos interesses nortistas, Abraham Lincoln, em 1860. A vitória nortista ocorreu em 1865, deixando um saldo de aproximadamente 600 mil mortos, o Sul devastado e a consolidação dos interesses políticos e econômicos da região Norte.
América espanhola
Tipo de colônia: exploração - os espanhóis utilizaram como justificativa para dizimar os ameríndios a missão civilizadora por meio do cristianismo. As colônias espanholas eram sujeitas ao sistema de portos únicos (PACTO COLONIAL)
Conquistadores espanhóis: Cortez, no México, Pizarro, no Peru
Eixo da colonização: ouro e prata (séc. XVI e XVII, México, Bolívia e Peru)
Organização social: No topo da pirâmide estavam os espanhóis que ocupavam altos cargos civis e militares -