termoeletricas
A humanidade sobreviveu a muitos estágios evolutivos na sua longa história neste planeta. Duas descobertas, em particular, têm moldado o futuro da nossa raça como nenhuma outra: A pólvora e eletricidade. A primeira foi certamente a causa de muitas tragédias, enquanto a última ajudou a empurrar a raça humana para frente, embora tenha causado danos consideráveis à natureza.
Juntos, os dois fizeram as guerras mais destrutivas. Mas, considere se a eletricidade fosse um dia desaparecer sem aviso. Falta de energia para os dispositivos pode ser a preocupação imediata que vem à mente, mas o problema maior seria ainda abrangente quando se considera que o mundo moderno foi construído em torno da dependência elétrica.
Na ficção científica os cenários foram imaginados a ilustrar o futuro que resultaria se a sociedade ficasse sem energia. A eletricidade é, talvez, o coração da civilização trabalhadora. Sem ela as cidades de modo provável iriam desmoronar no caos que se seguiu. Este é o cenário que é jogado fora na série Revolution, definida em 15 anos após um apagão global de causa desconhecida.
Volta ao Feudalismo
É uma ideia fascinante para refletir sobre as implicações de não ter acesso a todas as amenidades. Nós teríamos que reaprender a cozinhar, lavar, transportar se divertir e viver sem os dispositivos que usamos todos os dias. Seria à volta aos tempos feudais. E sem eletricidade, o tratamento médico seria medieval. Isso é algo que muitos não estariam preparados.
Confúcio um dia disse: “As pessoas que vivem com pouco sabem viver melhor”. A frase do pensador seria uma realidade se o mundo sofresse carência de energia elétrica. Apenas as pessoas pouco consumistas iriam conseguir manter a calma.
Teste de Sobrevivência
Pode ser clichê basta falar Darwin, mas um mundo como este iria colocar o conceito de sobrevivência mais apto para o teste final. Seu lindo vizinho poderia se tornar o mais feroz na competição