quem canta seus males espanta
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
C.E.M.ABELARDO T. ROSA
PROJETO:
IDENTIDADE E AUTONOMIA: QUEM SOMOS?
Camboriú – SC, Março de 2013.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBORIÚ
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
C.M.E. ABELARDO T. ROSA
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO: FÁTIMA NAIR BAMBINETTI GERVÁSIO
SECRETÁRIA ADJUNTA:
COORDENADORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: Mª APARECIDA TODESCO
PROFESSORAS EXECUTADORAS DO PROJETO: LUCIANA CRISPIM CRUZ
MATERNAL I I
PROFESSORA:
LUCIANA CRISPIM CRUZ
PROFESSORAS MONITORAS:
CLECI TEREZINHA VILHALVA
ELAINE FLORES DE LIMA
ELIZETE PEREIRA
IZONEIDE PEREIRA
KARINE DE OLIVEIRA
CONCEITO – FAIXA ETÁRIA:
MATERNAL I – (03 ANOS A 04 ANOS)
PROFESSORA AUTORA: LUCIANA CRISPIM CRUZ
PROJETO:
QUEM SOMOS?
1. JUSTIFICATIVA
A construção da identidade e autonomia refere-se ao progressivo conhecimento que as crianças vão adquirindo de si mesmas, a auto-imagem que através deste conhecimento se vai configurando e à capacidade para utilizar recursos pessoais de que disponha a cada momento.
Na Educação Infantil, fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças pequenas significa ajudá-las a progredir na definição da própria identidade, no conhecimento e na valorização de si mesmas.
Procuramos, então, criar um ambiente conhecido e seguro para elas, no qual todas as pessoas são chamadas pelos nomes e pouco a pouco se tornam referências.
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao