queijo
Uma maneira fantástica de lidar com as mudanças em seu trabalho e em sua vida.
“QUEM MEXEU
NO MEU
QUEIJO?”
Spencer Johnson, M. D.
Equipe: Aline, Amanda Vieira, André, Ariadna, Rosilane.
Ipatinga/2015
1. Identificação da Obra
“Quem mexeu no meu queijo?” – de Spencer Johnson, M.D.
Spencer Johnson é um escritor estadunidense, mais conhecido por seu livro motivacional de 1998 intitulado “Who Moved My Cheese?”.
Johnson nasceu em Dakota do Sul e formou-se em Psicologia pela Universidade da Califórnia em 1963.
Tradução de Maria Clara de Biase – 61º edição – editora Record (Rio de Janeiro – São Paulo) – 2010.
2. Breve Síntese da Obra
Neste livro conta a história de quatro personagens que se comportam diferentes um dos outros, mas todos com o mesmo objetivo “Achar seu queijo”. Dois deles são homenzinhos, do tamanho de ratos, que se chamam Haws e Hems, os quais possuem mentes mais complexas, justamente por serem humanos, e reagem de diferentes formas a diferentes situações um do outro. O os outros dois personagens são dois ratinhos, Sniff e Scurry, que não têm mentes tão complexas quanto a dos homenzinhos, mas mesmo assim ambos e comportam de forma diferente.
O livro é divido em três (3) partes: Uma Reunião; A História; O Debate.
Na Reunião, um grupo de amigos se junta para conversa sobre suas dificuldades em seus empregos e na vida pessoal, então um deles decidi contar a história desses quatro (4) personagens para conseguir ajudar seus amigos e mostrar como essa história o ajudou.
Sniff e Scurry eram dois ratinhos que procuravam queixo em um labirinto, Sniff sentia o cheiro, apontava a direção e então Scurry ia à frente à procura, obviamente, Sniff o seguia. Hems e Haws também procuravam queijo no mesmo labirinto dos ratinhos, sempre correndo. E todos os quatros usavam tênis de corrida.
Um dia Hem e Haw acharam um local onde havia bastante queijo e achavam que era o suficiente para não precisarem procurar mais.