PLANTIO DE COCO
Introdução
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Primário.
Ramo de Atividade: Plantio.
Tipo de Negócio: Plantio de coco.
HISTÓRICO. Seu nome popular é Coco e seu nomecientífico, Cocos nucifera L., pertencente a família botânica: Palmae.
Tudo indica que foram os portugueses os responsáveis pela introdução do coco no Brasil, era o século XVI, e o fruto do coqueiro,originário da Índia Ocidental fincava suas raízes no país.
Uma das culturas mais características do litoral do Nordeste brasileiro e provavelmente originário do sul da Índia e do Sri Lanka, o coqueiro é tambémuma das mais importantes plantas tropicais.
MERCADO. O coco ocupa o quinto lugar na produção mundial de óleo de origem vegetal. No Brasil, quase toda a produção - aproximadamente 250.000 textraídas dos 300.000 ha da faixa litorânea do Pará ao Rio de Janeiro, é utilizada na alimentação humana. Dos coqueirais, 95% se localizam no Nordeste, concentrados na região que vai do norte do Ceará ao sulda Bahia. Segundo levantamentos e estudos feitos por técnicos da Embrapa, os frutos que não servem para o consumo ao natural ou industrial são usados na produção de óleo. Calcula-se que metade daprodução seja utilizada pela indústria e o resto no consumo doméstico. Por volta de 10% deles, quando ainda não maduros, servem para o consumo de água (albúmen líquido).
Atualmente o mercado vem tendo umaumento considerável, devido ao aumento no consumo de água de coco, além do pais possuir um clima e solo favorável. No Espírito Santo a região norte vem se destacando no plantio de cocos.CLIENTES. Agroindústrias, grandes e médias indústrias de transformação situadas em centros de grande e médio porte são os destinos do produto.
INVESTIMENTO. O investimento inicial não é muito elevado. Estacultura possibilita a produção de frutos o ano todo, desta forma é possível manter um fluxo de caixa constante.
CONHECENDO O COCO.
Características. Fruto grande, com uma camada externa...
Ler documento completo