Trabalho de Redes
O protocolo IP é o protocolo da camada de rede responsável pelo transporte de blocos de dados através da Internet. Isto é, ele é um protocolo de blocos de dados orientado sendo que cada pacote é tratado independentemente. Isto significa que cada pacote deve conter informações completas de endereçamento.
O protocolo IP não verifica se um pacote alcançou o seu destino além de não executar nenhuma acção de correcção caso ele não o tenha alcançado. Temos ainda que esse protocolo também não verifica o conteúdo de um pacote, mas somente o seu cabeçalho.
O protocolo IP oferece diferentes serviços, que estão listados abaixo:
Endereçamento:
Os cabeçalhos IP contêm endereços de 32 bits, que identificam os hosts transmissores e receptores de informações. Esses endereços são utilizados por roteadores intermediários para seleccionar um caminho apropriado para o pacote através da rede.
· Fragmentação: Datagramas IP podem ser divididos, ou fragmentados, em pequenos pacotes. Isto permite que um pacote muito grande viaje através de uma rede que suporte apenas pequenos pacotes. O protocolo IP fragmenta e remonta esses pacotes de forma transparente.
Término de Pacotes:
Cada pacote IP contém um campo TTL (Time To Live), que é um campo que especifica quantos hops a mais um pacote pode dar antes de ser descartado ou retornado. Um hop é uma conexão intermediária em uma sequência de conexões que une 2 dispositivos de rede. Temos que esse campo diminui toda vez que um roteador lida com o pacote, sendo que o pacote é descartado quando o TTL alcança o zero, prevenindo assim os pacotes de circularem eternamente e consequentemente inundarem a rede.
Tipo de Serviço
O IP suporta priorização de tráfego permitindo que pacotes sejam classificados com algum tipo de serviço abstracto.
O protocolo IP possui diversas características opcionais, como por exemplo, permitir que alguém que esteja enviando um pacote qualquer determine condições no caminho que esse