Trabalho de redes
Participantes: Rafael Lacerda, Louise Muniz, Igor, Wendy e Denis.
Professor: Marco Rogério Calheira Lima.
Disciplina: Introdução a Redes de Computadores.
Turma: B
Introdução
Assim como o modelo OSI o modelo de comunicação TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) tem como objetivo suprir a necessidade de interligação e comunicação entre diferentes equipamentos.
No entanto o TCP/IP não foi desenvolvido pra ser um protocolo padrão de comunicação, mas sim para atender uma necessidade específica de conexão do Governo Americano, diferentemente do modelo OSI que foi criado com intuito de ser um modelo a ser seguido pelos diferentes fabricantes de equipamentos.
Portanto este trabalho irá apresentar um breve histórico dos dois modelos, suas características específicas, assim como algumas das principais diferenças entre os mesmo.
1-O que são protocolos
Protocolo é um acordo entre as partes que se comunicam, estabelecendo como se dará a comunicação. O protocolo é uma descrição formal de um conjunto de regras e convenções que governam a maneira de comunicação entre os dispositivos em uma rede. Os protocolos determinam o formato, temporização, seqüência, e controle de erros na comunicação de dados. Sem os protocolos, o computador não pode criar ou reconstruir o fluxo de bits recebido de outro computador no seu formato original. Estas regras para redes são criadas e mantidas por diferentes organizações e comitês. Incluídos nestes grupos estão: Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE); American National Standards Institute (ANSI); Telecommunications Industry Association (TIA); Electronic Industries Alliance (EIA); International Telecommunications Union (ITU), anteriormente conhecida como Comité Consultatif International Téléphonique et Télégraphique (CCITT) FIPS ? Federal Information Processing Standards MILSTD