Colisões
COLISÕES
O QUE É UMA COLISÃO
É um evento isolado no qual dois ou mais corpos exercem uns sobre os outros forças relativamente elevadas por um tempo relativamente curto.
As colisões variam desde a escala microscópica de partículas subatômicas até a escala astronômica de estrelas e galáxias que colidem. Uma colisão não exige contato e uma força de colisão não tem que ser uma força que envolve contato; ela pode muito bem ser uma força gravitacional.
IMPULSÃO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
LINEAR A figura ao lado Mostra um par de Forças da terceira Lei, F(t) e – F(t), que Atua durante uma Colisão frontal simples entre dois corpos que podem ser considerados partículas de massas diferentes.
De acordo com as equações abaixo vemos que a variação da quantidade de movimento linear de cada corpo em uma colisão é igual a impulsão que age sobre esse corpo = (t)dt = (t)dt (definição
de impulsão)
A equação:
- =∆ = é chamada de teorema da impulsão-quantidade de movimento linear; este teorema nos diz que a impulsão e a quantidade de movimento linear são ambas as grandezas vetoriais e possuem as mesmas unidades de dimensões.
SÉRIES DE COLISÕES
Vamos
considerar agora a força sobre um corpo quando ele sofre uma série de colisões repetidas, idênticas. Podemos citar como exemplo uma maquina que dispara bolas de tênis para dispará-las a uma taxa elevada perpendiculamente a uma parede. Cada colisão produziria uma força sobre a parede, mas a força estamos procurando é força média durante um número muito grande de colisões que é escrita da seguinte forma: = ∆
é
=-
∆p ∆
=-
∆
m ∆.
QUANTIDADE DE MOVIMENTO E ENERGIA
CINÉTICA EM COLISÕES
Considere um sistema de dois corpos que se chocam para que aja uma colisão, pelo menos um dos corpos deve está se movendo, portanto o sistema possui uma certa energia cinética e uma certa quantidade de movimento linear antes da colisão.