colisoes
Contudo, não necessariamente há contacto entre os corpos para haver uma colisão. Por isso, assumiremos que a colisão é uma interação entre particulas.
As colisões são divididas em dois grupos: As elasticas e as inelasticas (essa subdivida em colisões inelasticas e perfeitamente inelasticas). A colisão inelástica tem como caracteristica o facto do momento linear do sistema de conservar, mas a energia cineticado sistema não. A colisão elástica tem como propriedade o facto de tanto o momento linear como a energia cinética se conservarem
Colisões elásticas(ou perfeitamente elástica)
O coeficiente de restituição é equivalente a 1, ou seja, e = 1. Isto é, V af = V ap, e logo, a energia cinética final do sistema será igual à energia cinética inicial, isto significa que, temos um sistema de forças conservativo.
Durante a fase de deformação, a energia cinética do sistema transforma-se somente em energia potencial elástica, portanto não há produção de energia térmica e sonora, nem deformações permanentes.
Na fase de restituição, a energia potencial elástica armazenada volta a se transformar em energia cinética.
Importante: no decorrer da colisão, a energia cinética do sistema é variável e a energia mecânica total (soma da energia cinética com energia potencial elástica) é constante. Se a colisão não for elástica (0 ≤ e < 1) ela será denominada inelástica ou anelástica.
É definida como uma colisão elástica, aquela em que não há perda de energia cinética na colisão. Qualquer colisão entre os objetos macroscópicos irá converter uma parte da energia cinética em energia interna, e