Queda Livre
Universidade Estácio de Sá
Relatório de Física I
Experiência n° 2
Prof.: Nelson
1. INTRODUÇÃO
Este experimento serve para mostrar a variação da velocidade dos corpos em queda livre. Neste experimento apresenta-se as variações das velocidades de 2 esferas de metais com volumes e pesos diferentes.
2. OBJETIVO Analisar as velocidades em que os objetos (esferas de metal) com volumes e pesos diferentes passam pelos sensores.
3. EMBASAMENTO TEÓRICO
Queda livre é o movimento resultante unicamente da aceleração provocada pela gravidade. A aceleração da gravidade na terra é de 9,81 m/s².
Quando dois corpos quaisquer são abandonados de uma mesma altura e caem no vácuo ou em queda livre, o tempo de queda é igual para ambos, mesmo que seus pesos sejam diferentes.
4. LEVANTAMENTO DOS DADOS
Os equipamentos / materiais utilizados para está experiência foram: um mecanismo de soltura e sensores fotoelétricos, cronômetro digital e duas esferas de metal com volumes e pesos diferentes.
Solicitou-se que a experiência fosse feita em 3 etapas, com os sensores posicionados em locais diferentes. Para cada etapa utilizou-se as “bolinhas de metal” (com volumes e pesos diferentes). Para dar início à experiência, os sensores fotoelétricos foram posicionados conforme tabela 1. Vale lembrar que haviam 2 sensores e o sensor 1 foi posicionado na altura do zero (0), para evitar qualquer falha nos resultados. Os resultados dos tempos gastos podem ser checados na tabela 2. Calculou-se as velocidades para cada percurso e com cada bolinha de metal, conforme tabela 3.
Solicitou-se a elaboração de gráficos (V X T), que podem ser checados em anexos nos gráficos 1 e 2 que referem ao primeiro percurso (0 – 0,5m), gráficos 3 e 4 referentes ao segundo percurso (0 – 0,6m) e gráficos 5 e 6 para o terceiro percurso (0 – 0,8m).
5. CONCLUSÃO
De acordo com a analise feita nos gráficos, verificou-se que, a velocidade é