Queda do imperio romano
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
No presente trabalho será feita uma análise sobre o tema a Queda do Império Romano, para tal será usado como referência um livro didático do ensino fundamental mais precisamente do sexto ano, o livro utilizado é da editora Saraiva, intitulado por “Saber e fazer história”. Primeiras sociedades, antiguidade e idade medias, tendo os autores Gilberto Cotrin e Jaime Rodrigues. A análise trata de assuntos importantes como as fontes históricas usadas, como os autores tratam deste tema e aspectos gerais sobre a queda do Império Romano como os motivos pelos quais ele entrou em crise, aspectos econômicos e sociais envolvidos nesse processo tão marcante na história.
2 DESENVOLVIMENTO
De acordo com o livro didático analisado a partir do século lll o império romano entrou em crise, alguns motivos que podem ser apontados para explicar esta crise.
Como o império era grandioso habitado por diversos povos o custo para sustentar as estruturas administrativas e militares era enorme e para cobrir essas despesas o governo teve que tomar algumas medidas, como o aumento da cobrança de tributos, processos que levaram á uma espécie de inflação, o enfraquecimento da economia devido a crise de mão-de-obra escrava, a ruralização e também disputas internas entre comandantes o que gerava indisciplina no exército e consequentemente enfraqueceu o comando de Roma que era o principal centro desse império pois tudo estava atrelado a esta cidade, dali que partiam as ordens e comandos para gerir todo o Império.
O livro relata ainda a divisão do império entre Oriente e Ocidente e os sucessivos ataques e invasões dos povos bárbaros ao império Romano do Ocidente oque agravou ainda mais a sua crise.
Percebe-se que a abordagem doa autores em relação á crise do