A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO
012954000
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
História
a queda do império romano
02413000
CACOAL
2014
a queda do império romano
Trabalho apresentado ao Curso de HISTÓRIA da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Introdução aos Estudos Históricos, História Medieval, Sociedades Ágrafas e História Antiga, Metodologia Científica, Seminário da Prática.
Prof.
CACOAL
2014
1 INTRODUÇÃO
O surgimento do Império Romano colaborou em muito para a formação das sociedades contemporâneas, pois muitas instituições políticas e sociais surgiram durante o período da Roma antiga, como a República, o Direito, o Cristianismo no qual foi difundido por todo o império e nos dias atuais é uma das maiores religiões do mundo, o Latim, língua na qual originou-se diversos idiomas tendo ela como base, por exemplo, o português, o espanhol, o francês, o italiano e o romeno.
Contudo, a história demonstra que mesmo sendo grande, sociedades e civilizações dominantes chegam a um fim de alguma forma. É neste contexto que o objeto de estudo deste trabalho é “A queda do Império Romano”. No qual utilizaremos como fonte bibliográfica o livro de Gilberto Cotrim, História Global: Brasil e Geral, volume único.
2 DESENVOLVIMENTO
Por séculos, o Império Romano dominou diversas regiões do mundo antigo, devido a uma forte política de expansão por meio de guerras e conquistas militares no qual transformaram o padrão do estilo de vida dos romanos no qual os que mais se beneficiaram foram os patrícios que eram a elite da sociedade romana. Porém essas conquistas foram motivadas também pelo aspecto comercial, onde as principais cidades conquistadas ao redor do mar mediterrâneo eram grandes centros comerciais do mundo antigo, além da necessidade de manter mão-de-obra escrava para a produção de bens e serviços.
Contudo, manter um império de tal grandeza dependia de uma estrutura administrativa e militar na qual consumia muitos recursos, elevando os gastos