A prática pedagogica
PEDAGOGIA
A Prática Pedagógica
Itumbiara
2014
nome do(s) autor (es) em ordem alfabética
A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação a Distância, Comunicação e Linguagem, Metodologia Científica, Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico Filosófico e Seminário Interdisciplinar I.
Profs Melina Klaus, Juliana Fogaça, Okçana Battini, Márcia Bastos, Bernadete Strang e Marlizete.
Tutora eletrônica: Deborah Resende Faria PalhanoTutor (a) de sala: Edson Aparecido V. Martines Junior
Itumbiara
2014
INTRODUÇÃO. A prática educativa deve buscar compreender um ensino que alcance esses objetivos, onde valorize esses aspectos da infância a partir de uma nova perspectiva de reconhecer a criança como produtora e não como somente produto a ser formada. A concepção da criança como um ser particular, com características bem diferentes das dos adultos, e contemporaneamente como portador de direitos enquanto cidadão. A criança tem que ter a oportunidade de "ser" no presente para "ser" no futuro. E um dos objetivos que os referenciais curriculares (1998) colocam é a criança desenvolver sua independência, a confiança em suas capacidades (p.63).
DESENVOLVIMENTO A concepção de infância a qual conhecemos hoje é um conceito relativamente novo. A noção de infância é um produto da evolução histórica das sociedades. Os significados e a valorização da infância não ocorreram sempre da mesma maneira, mas são construídos e modificados de acordo com a organização de cada sociedade. Embora tenhamos uma vasta legislação que se propõe amparar a criança desde o nascimento, sabemos que na prática muitos desses direitos são deixados de lado. Para o Referencial Curricular Nacional para a educação infantil, educar assume um papel essencial no contexto