Projeto somos todos iguais
INTRODUÇÃO: A escola é formadora de cidadãos e exerce papel fundamental na vida dos indivíduos. A adoção de práticas cidadãs diárias através de atividades lúdicas e de forma constante é o caminho para superar os desafios da inclusão. Ao tratar o tema Somos todos iguais, busca-se considerar a igualdade dos seres humanos, e abranger as relações de gênero, diversidade cultural e de crenças e principalmente o cultivo do respeito a si mesmo e ao próximo. Cabe a nós refletir e revisar nossos valores desmistificando pré-conceitos acerca da diferença entre os seres humanos.
JUSTIFICATIVA: A iniciativa deste projeto visa enaltecer a importância da inclusão desde os anos iniciais no ambiente escolar priorizando a relação aluno-escola. Este projeto destina-se a Educação Infantil.
OBJETIVOS: A iniciativa é mostrar de forma concisa e objetiva que é possível transpor as dificuldades diárias em relação à inclusão através de medidas simples visando a integração de todos os envolvidos. Estabelecer vínculos afetivos, ampliar as inúmeras possibilidades de socialização e comunicação entre as crianças.
METODOLOGIA: A proposta é despertar nos alunos a importância da igualdade social, o respeito ao próximo e as diferenças. Os métodos utilizados para a realização do projeto são oficinas teatrais, conversas de roda, teatro de fantoches, cujo objetivo é utilizar por meio do diálogo, da reflexão a importância do respeito a si próprio e ao outro. No caso de teatro de fantoches deverá ser escolhida uma história que irá transpor a realidade através dos fantoches. Os bonecos serão representados por pai, mãe, filhos, irmãos, avós, dependendo da história escolhida. É importante priorizar que a família é o eixo central. Essas histórias deverão remeter a realidade do dia-a-dia, como a separação de pais, as perdas, o bullying, a importância do convívio familiar e outros temas. Os pais deverão ser convidados para reuniões informativas sobre o projeto e sobre os temas