Quationarios sobre processos
2) Quais são as partes necessária para que uma molécula seja considerada um tensoativo? R. Uma parte apolar e outra parte polar.
3) Porque os tensoativos aniônicos são normalmente mais solúveis que os tensoativos catiônicos? Como varia a solubilidade de um tensoativo não-iõnico com número de moléculas de óxido de eteno?R. Na carga grande (-) Aniônico vamos ter a carga que vem do sal, somado aos elétrons, que são atraídos pela eletronegatividade. No carga pequena (+) Catiônico vamos ter carga do cátion e elétrons com carga negativa sendo atraído pela eletronegatividade.
➢ No tensoativo aniônico soma como carga elétrons negativos, sendo 2 efeitos somados, muito solúvel em água.
➢ No tensoativo catiônico atrai carga negativa, neutralizando uma parte, pouco solúvel em água.
➢ Quanto mais moléculas de óxido eteno, mais solúvel em água.
4) O que é uma micela? Quais as condições necessárias para que haja a formação de micelas em uma solução de tensoativo em água? O que é a concentração micelarcrítica? R. É a quarta opção de estabilização do tensoativo, é a forma de organização e é a estrutura onde só a parte solúvel esta exposta.
b) ocupar SUPERFÍCIE ÓLEO – ÁGUA
SUPERFÍCIE LÍQUIDO – AR
SUPERFÍCIE LÍQUIDO – SOLIDA
só depois 4 – FORMAR – MICELAS.
C) é a mínima concentração de tensoativo, para começar a formar micelas.
5) Como a repulsão elétrica existente entre os tensoativos aniônico na superfície dasgotículas de óleo podem colaborar na estabilidade de emulsões?R. a repulsão elétrica provoca separação das gotículas impedindo sua função em gotas maiores, porque gotas grandes facilitam a separação de fases.
6) Como a ancoragem dos tensoativos ou o aumento