Cooperativas de Crédito
Este trabalho tem por finalidade falar sobre As Cooperativas de Crédito no Brasil, tendo por objetivo geral analisar os objetivos e os benefícios das cooperativas de crédito. Portanto, nos mostra que ser um cooperado nos trás melhorias, tanto no campo empresarial como pessoal, pois uma cooperativa fomenta o crescimento e desenvolvimento da região e assim gera mais oportunidades.
Dentro desse contexto, esse trabalho se justifica, pois resume os principais pontos, servindo de base para outros trabalhos, e contribuindo como fonte de informações para Estudantes e demais interessados que atuem nessa área.
A história do cooperativismo de crédito no Brasil começa a ser construída no Rio Grande do Sul, em 1902, através do trabalho idealizado por um padre jesuíta chamado Theodor Amstad. Após conquistar a confiança dos colonos e imigrantes europeus, ele implanta, na localidade de Linha Imperial em Nova Petrópolis – RS, a primeira cooperativa de crédito brasileira, na intensão de possibilitar a estas pessoas, o acesso a recursos financeiros para o desenvolvimento de suas lavouras.
Tão importante quanto sua missão de trazer uma possibilidade de desenvolvimento sustentado, harmônico e democrático, o padre contribuiu para o fortalecimento do sentimento de comunidade, em que a união de indivíduos traria benefícios para todos. O objetivo da criação de uma cooperativa de crédito é justamente satisfazer as necessidades econômicas comuns de um grupo de pessoas unidas solidariamente em torno de um empreendimento, também comum.
As cooperativas de crédito estimulam fortemente o empreendedorismo, a expansão do microcrédito cooperativo e a formalização de micros e pequenas empresas, facilitando o acesso ao crédito e a financiamentos com taxas mais acessíveis que instituições financeiras convencionais. Dessa forma, torna-se necessário um plano de ação efetivo que comtemple todas as etapas de um processo de captação de recursos: identificação, motivação e participação