relatório quimica geral
2) O estudo da termodinâmica se baseia em leis que foram estabelecidas experimentalmente, veja:
Lei zero da Termodinâmica: diz que quando dois corpos possuem temperaturas iguais em relação a um terceiro, diz-se que eles têm igualdade de temperatura entre si.
Primeira Lei da Termodinâmica: ela fornece um aspecto quantitativo da conservação da energia. Lembrando que a conservação da energia diz que “na natureza nada se perde nada se cria, tudo se transforma”.
Segunda Lei da Termodinâmica: fornece aspectos qualitativos de processos em sistemas físicos, ou seja, ela diz que um processo pode ocorrer tanto em uma direção como em outra.
Terceira Lei da Termodinâmica: diz respeito a um ponto de referência para fazer a determinação da entropia do sistema
fonte:http://www.mundoeducacao.com/fisica/termodinamica.htm; segunda às 23:35
3) O calorímetro é um instrumento utilizado na medição de calor envolvido numa mudança de estado de um sistema, que pode envolver uma mudança de fase, de temperatura, depressão, de volume, de composição química ou qualquer outra propriedade associada com trocas de calor.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Calor%C3%Admetro ; segunda às 23:40
4) O calor específico do alumínio, 0,897 J/g°C, revela que, para aquecer em 1°C a temperatura de 1 g desse metal, é necessário que ele receba 0,897 J de calor. Como o calor específico do alumínio é de 4,66 vezes menor que o da água, esse metal se aquece 4,66 vezes mais rápido que ela, nas mesmas condições. A amostra da água precisa receber mais calor que a de alumínio para que sofra a mesma variação de temperatura; por isso se aquece mais lentamente
No resfriamento, tendência similar se revela. Uma amostra de água precisa perder mais calor que uma de alumínio (de mesma massa) para que sua temperatura se reduza de um mesmo valor.
Fonte: http://redes.moderna.com.br/2011/11/10/e-verdade-que-as-substancias-nao-esquentam-com-a-mesma-facilidade/ ; segunda às