Insuficiência cardíaca congestiva tratamento
Tratamento medicamentoso:
- diuréticos: principal droga para o controle dos sintomas congestivos (edema, hepatomegalia, dispnéia), eles são dividos em diuréticos de alça e tiazidicos de efeito mais prolongado, nos casos mais grave como o do paciente acima associamos os dois, tornando a diurese mais intensa revertendo o quadro congestivo
-digital:prescrição de digoxina (apenas para paciente SINTOMATICO), é necessário tomar cuidado com a intoxicação pois sua janela terapêutica é muito próximo do limiar tóxico. Ha uma grande discussão entre s especialistas se reduz sintomas e hospitalizações.
Como o paciente descrito no caso é totalmete SINTOMATICO fazemos o tratamento dele com essas duas classes de medicamento para melhoras os sintomas, mas concomitantemente realizamos o tratamento da insuficiência cardíaca propriamente dita.
- inibidores de ECA, reduz os sintomas e a alta mortalidade nos pacientes sintomáticos e nos pacientes assintomáticos previne o aparecimento de sintomas, alguns exemplos de inibidores de ECA (captopril, enalapril, lisinopril, ramipril). Tosse/ hipotensão renal / hiperpotassemia são causa de intolerância devido uso desses medicamentos. Como no caso o paciente já possui o estimulo da tosse presente, poderíamos optar por outra classe de medicamento que são os bloqueadores dos receptores de angiotensina II que não causara a tosse no paciente. Tanto os inibidores de ECA quanto os BRA II promovem resultados muito semelhantes.
- ß-bloqueador, é o principal medicamento para tratar a insuficiência cardíaca, ele promove a reversão da remodelação ventricular, reduz a dilatação