Suficiência Cardíaca Congestiva
Quando o coração deixa de realizar suas funções normais há o aparecimento de enfermidades e uma delas é a Insuficiência Cardíaca Congestiva ( ICC), que é a dificuldade do miocárdio de contrair e dilatar, causando uma incapacidade do coração de bombear sangue suficiente para o organismo.
A insuficiência cardíaca pode comprometer o lado direito do coração (insuficiência ventricular direita, IVD), o lado esquerdo do coração ( insuficiência ventricular esquerda) ou ambos os lados do coração (insuficiência cardíaca congestiva ICC).
O que é insuficiência cardíaca congestiva?
É a situação em que a bomba cardíaca (o coração) se torna incapaz de manter a circulação necessária ao organismo ou só pode fazê-lo mediante uma pressão mais elevada que a normal, em vista de que o fluxo sanguíneo encontra algum impedimento para seguir o seu curso.
Pode ocorrer aos poucos, levando ate mesmo anos, e permite aos portadores vida prolongada e adaptação do coração, pode ser causada tanto por doença cardíaca como por outras doenças. A Insuficiência Cardíacapode também instalar-se de forma abrupta (Insuficiência Cardíaca Aguda), provocada, por exemplo, por alguma condição aguda que afete o coração como o infarto do miocárdio, as arritmias cardíacas, as hemorragias severas, os choques elétricos, etc. e representa então um estado grave que se constitui numa emergência médica.
Como se desenvolve?
Existem dois tipos:
Insuficiência Cardíaca Aguda (ICA) - é um acontecimento súbito e catastrófico e que ocorre devido à qualquer situação que torne o coração incapaz de uma ação eficaz e é consequente a um infarto do miocárdio, ou a uma arritmia severa do coração. Existem ainda as Insuficiências Cardíacas Agudas provocadas por doenças não cardíacas. Exemplo delas são a hemorragia severa, o traumatismo cerebral grave e o choque elétrico de alta voltagem.
A Insuficiência Cardíaca Aguda é uma situação grave, exige tratamento médico emergencial, e mesmo assim é, muitas vezes,