quanto vale, ou é por
TURMA: 1-DIV
O filme apresenta duas épocas aparentemente distintas, porém com muitas semelhanças a respeito da violência, dinâmica socioeconômica e pelas enormes diferenças sociais. O filme inicia e intercala , episódios da época da escravidão onde capitães do mato caçavam negros, para vendê-los para senhores de terra para obter o lucro e em paralelo, e por analogias, nos traz para os dias atuais e nos mostra episódios do terceiro setor, sendo o mesmo responsável por preencher ausência do estado em atividades assistenciais e que acabam sendo fonte de lucro .
Podemos afirmar que o filme nos alerta para questões que parecem ter ficado no passado, mas que ainda existem atualmente. Como a luta pelos direitos democráticos, a discriminação contra negros e pobres, o desrespeito, a lavagem de dinheiro, a corrupção , dentre outro.
O filme deixa bem claro a presença de esquemas de corrupção que existem no terceiro setor ondes as empresas lucram com projetos realizados em periferias, pois com a falta da presença do estado são necessárias essas empresas para que essas pessoas ao menos tenham alguma contribuições para sua formação, assim como uma distração para suas vidas com tanta dificuldades. Esse esquema apresentado pelo filme seria a instalação de computadores, assim como a chegada da internet em um morro no Rio de janeiro, onde crianças teriam a oportunidade de ter o contato com essas inovações, porém o que realmente acontece é que a empresa apresenta apenas uma parte desses equipamentos, ficando com a outra parte do valor dos equipamentos, assim como a superfaturação da licitação dos mesmos.
O humor presentado é irônico e ácido, assim como um tratamento irônico de acontecimentos do cotidiano , fazendo com que tenhamos a percepção de que apesar no tempo ter passado, quase nada mudou, trazendo diversas reflexões para o telespectador, pois com seu humor negro , e com as diversas cenas trágicas, pensamos na situações